“Como posso ajudar o meu filho a escrever melhor: motivar para a escrita”
Para escrever um texto não basta apenas
saber escrever. É imprescindível criar, imaginar, consultar, planificar... Não
basta ser criativo e imaginativo, é essencial, também, estar motivado para a
escrita.
Muitos são os fatores que influenciam uma
boa construção textual e a motivação é um deles. Se em faixas etárias mais
elevadas a motivação é, na maioria das vezes, inerente ao escritor, no 1.º
Ciclo é fundamental orientar, ajudar a pensar, a criar e a construir textos. E
os pais exercem um papel importante nesta atividade pois são eles que, muitas
vezes, a par dos professores, orientam os seus educandos na escrita.
Foi com base na ajuda solicitada por
alguns pais que o Colégio Rainha D. Leonor convidou a professora, escritora e
autarca Inês Silva a fim de fornecer
algumas linhas condutoras que possam servir de orientação para a produção
textual dos alunos no 1.º Ciclo.
“Como
posso ajudar o meu filho a escrever melhor: motivar para a escrita” foi a
temática de mais uma Escola de Pais.
Para a escritora e professora Inês Silva, também mãe, ajudar os filhos a
escrever melhor é uma tarefa que deve ser partilhada através do triângulo
pais/filhos/professores, pois só com a estreita colaboração entre todos as
crianças e adultos se sentem à vontade como escritores e orientadores,
respetivamente. De acordo com a autora, muitas vezes, a criança não se sente à
vontade na escrita pois ainda se encontra numa fase onde a abstração não é
muito elaborada e a memorização das palavras ainda não está consolidada, o que
pode resultar em erros ortográficos, sendo estes inibidores da escrita. É
necessário trabalhar, então, a ortografia, mas não a resumir ao essencial da
escrita pois esta é, somente, um dos parâmetros da escrita. Os pais poderão ser
facilitadores ajudando a planificar o essencial de um texto ( o quem, o onde, o
como...) de modo a que a criança tenha um fio condutor para construir a sua
história.
Numa dinâmica muito familiar, em que se
privilegiou a proximidade e o diálogo entre a oradora e o público, muitas foram
as “dicas” deixadas para que os pais possam ter instrumentos úteis para
auxiliarem os seus filhos a se tornarem bons escritores.
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