quinta-feira, 5 de abril de 2012


Olá Nonô


Sabes, a última semana de aulas no nosso Colégio foi espetacular! Foi a Semana Cultural. Nestes dias pudemos desenvolver diversas atividades. Começámos logo na segunda-feira com a comemoração do dia do Pai e divertimo-nos imenso com os nossos pais em jogos de competição “Pai, ganho-te num minuto!”. Os pais nem tinham hipótese contra nós! Esta tarde animada culminou com um delicioso lanche confecionado pelas nossas amigas auxiliares.



Na terça-feira, pudemos assistir ao Festival da Canção do Colégio. Apoiámos intensamente os nossos colegas que representaram o 1.º ciclo: Mariana Maurício, Constança Pimenta, Catarina Galamba, Inês Catita e Henrique Graça. Todos eles cantaram muito bem, mas apenas um venceu: o júri atribuiu o 1.º prémio à Inês Catita. Parabéns Inês!


Ainda no mesmo dia, representantes das turmas de 3.º e 4.º anos foram assistir e participar na Assembleia de Escola. “Sentimos uma grande responsabilidade!”, comentaram eles.


Também demos início ao Torneio de Língua Portuguesa que decorreu ao longo de três dias. A grande final foi na sexta-feira e todos os alunos assistiram com ansiedade. Queremos agradecer ao Professor Pedro que nos proporcionou um autêntico concurso televisivo, mas sem televisão! Parecia que estávamos a participar no concurso “O elo mais fraco”. O grupo vencedor do torneio era composto por Rita Costa, Kenzie Thain, Constança Pimenta, Catarina Rito, Catarina Ferreira, Miguel Lourenço e Henrique Graça. Parabéns a todos!



Já na quarta-feira, e para dar as boas vindas à primavera, colocámos no exterior da nossa escola alguns trabalhos realizados em contexto de sala de aula na área de Expressão Plástica: flores e cogumelos construídos com garrafas e garrafões de água pintados, e moinhos de papel. O nosso jardim colorido recebeu com alegria e cor a bonita estação da primavera. O 4.º ano foi experimentar o pequeno almoço internacional e o 3.º ano deslocou-se à Sala Xadrez. À tarde, quase todos os alunos participaram nos torneios desportivos do 1.º ciclo. Como forma de inscrição nestes torneios, aderiram de forma esplêndida oferecendo produtos alimentares ao Banco Alimentar do Oeste.


Quinta-feira, um tão desejado dia… Juntamente com os nossos professores “voámos” até à Kidzania. Vestimos a pele de várias profissões, trabalhámos, comprámos, gastámos, aprendemos, divertimo-nos... 













Para o culminar da semana, fomos “pôr a mão na massa” participando no Workshop “A cozinha é um laboratório”. Aprendemos uma forma prática e rápida de fazer bolos, só precisamos de uma caneca, microondas e alguns ingredientes. Foi “eureka!”. 













Após o lanche recebemos com muito agrado a Professora Mónica Gama que nos presenteou com duas histórias contadas e representadas por ela. A Professora Mónica conseguiu que construíssemos uma história oral e propôs-nos escrevê-la e enviar-lhe. Foi uma atividade espectacular! Ainda ouvimos a história “Ungali”, da escritora Elsa Serra, que foi lida pelas nossas professoras Cláudia e Sílvia e que também adorámos ouvir.



À tarde, o 4.º B apresentou pequenas dramatizações que foram um sucesso. Cenas, falas e acessórios inteiramente trabalhados por eles. Os nossos pequenos atores estão de parabéns. Ainda durante a tarde fomos visitar e comprar livros à nossa Feira do Livro.


Durante toda a semana os alunos deliciaram os seus pais e amigos com tradicionais receitas de Páscoa, vendendo saquinhos com amêndoas caramelizadas, cronkies de chocolate e tarteletes de amêndoa.


Queríamos agradecer a todos os pais, amigos e familiares que compraram dos nossos doces, pois mais uma vez, esse dinheiro irá reverter para vacinas, alimentação e cuidados para a nossa mascote, a gata Riscas e, igualmente para adquirirmos material didático para os alunos do 1.º ciclo.


Nonô, foi uma semana culturalmente fascinante!

Sem comentários:

Enviar um comentário